A decoração clássica, como incita o nome, é inspirada nos grandes salões e palácios da realeza. Ideal para expressar elegância e imponência, esta é a pedida para quem gosta de aproveitar o espaço com diversos adornos e objetos sofisticados. 

O luxo e o um certo ar de nostalgia estão sempre presentes neste tipo de decor, que geralmente se encaixa em locais amplos e com pé direito alto. Confira algumas dicas para se inspirar! 

 

Móveis para decoração clássica

 

A escolha dos móveis é um dos pontos mais importantes para a decoração clássica. Além do design sofisticado, é preciso primar pela qualidade –  inclusive das matérias-primas. 

Como essa decor é caracterizada pelo excesso de detalhes, um acabamento ruim pode comprometer a harmonia e a beleza do ambiente. Os adornos costumam se estender pelas colunas da casa, pés de cadeiras e armários, e os estofados são imponentes e elegantes. 

Os sofás e poltronas chesterfield, por exemplo, são muito utilizados para passar esta sensação. O revestimento em couro deixa os móveis ainda mais elegantes. 

 

Adornos para decoração clássica

 

Os lustres repletos de cristais, vasos ricos em detalhes, castiçais e espelhos com molduras protuberantes costumam compor um ambiente com decoração clássica. 

Assim como os móveis, estes objetos remetem à antiguidade, e são produzidos a base de materiais nobres. 

 

Principais cores

 

As cores predominantes neste estilo de decoração são:

  • Preto;
  • Vinho;
  • Azul-marinho;
  • Verde-escuro;
  • Dourado;
  • Prateado;
  • Rosa claro.

 

O contraste com uma paleta mais neutra, com cores claras, é ideal para complementar o ar de sofisticação. Creme, bege, branco e variações de castanho são apostas seguras e certeiras. 


Tendências 

 

O encontro entre o clássico e o contemporâneo é uma das maiores tendências atualmente. Ambientes com pegada industrial, com elementos mais elegantes e cheios de detalhes criam um contraste super estiloso e cheio de personalidade para qualquer casa e/ou escritório, por exemplo. 

A matéria-prima dos objetos também pode variar, visto que, nos dias de hoje temos muito mais opções. Ainda assim, não abra mão de qualidade na hora de montar o seu ambiente. Avalie o custo x benefício e a durabilidade das peças escolhidas!

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando para saber mais!