Tendência no design e na decoração de interiores, as estampas geométricas são uma aposta extremamente versátil, que pode ser usada em praticamente todos os cômodos (salas, cozinhas, banheiros e quartos) e elementos (paredes, piso, azulejos, revestimentos, mobiliários, tecidos, estofados, cortinas, almofadas, objetos decorativos, adornos entre outros).

A força visual desses desenhos é tão impressionante que uma peça com esta estampa é capaz de mudar a cara de um ambiente. Suficientemente marcante para que a composição do local seja coadjuvante, eles fazem com que qualquer visita à sua casa se torne uma experiência inesquecível.

 

Forma

Além de lindos, os desenhos geométricos podem criar uma ilusão de ótica na decoração, aumentando/diminuindo o ambiente ou dando mais movimento a um espaço monótono.

Os prismas, por exemplo, dão um toque futurista à decoração; já a padronagem escandinava confere um estilo mais básico e minimalista; os círculos trazem uma pegada retrô e romântica; a estampa de listra é universal e cria a sensação de amplitude; enquanto o chevron (também conhecido como zig-zag) proporciona sensação de dinamismo.

Vale lembrar que as estampas geométricas podem ser usadas juntas, mas é sempre bom ter cuidado com a proximidade entre elas.

 

Cor

Para quem se sente inseguro em combinar cores, a melhor opção é escolher tons mais leves, neutros ou até mesmo monocromáticos. Outra dica é trazer o mesmo tom da parede para a estampa predominante. Já para quem está em busca de algo mais ousado, nossa dica é apostar em cores complementares (vermelho e laranja) ou cores opostas (azul e laranja ou roxo e amarelo).

 

Como usar

Uma boa ideia na hora de incorporar esta estampa na decoração da sua casa é apostar nos tapetes geométricos. Não é necessário investir em um tapete enorme, super colorido e diferente, para que a sua composição fique interessante, o importante é encontrar uma peça que combine (cor, textura, material e acabamento) com a decoração da casa.  Por exemplo, quando o ambiente é mais neutro e discreto, aposte em um tapete com estampas e cores marcantes que harmonizam com o ambiente.

Se você não é tão fã dos tapetes geométricos, você pode apostar nessa estampa nas paredes (painéis e cortinas), móveis ou itens decorativos soltos (quadros, lustres, luminárias e adereços). O mais interessante em usar essa estampa nos detalhes é que ela funciona tanto em um ambiente totalmente neutro, se tornando o ponto central do cômodo, como em um ambiente mais moderno, combinando com outros objetos geométricos.