O Hall de entrada é o cartão de visitas de qualquer prédio, escritório, consultório ou hotel. 

A decoração escolhida dará às pessoas uma ideia sobre como elas se sentirão neste espaço e, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica!

A decoração de um ambiente pode valorizar um empreendimento ou passar uma impressão negativa, o que reforça a importância de criar um bom projeto decorativo para a área de entrada do prédio.

É preciso pensar na combinação de cores, iluminação, móveis e objetos que proporcionem uma sensação agradável e transpareça a identidade do local. Por exemplo: Cores vivas e móveis com design arrojado passam a sensação de juventude e modernidade, enquanto uma decoração clean, com móveis clássicos entrega elegância e sofisticação. 

Separamos algumas dicas para que você torne o seu hall de entrada uma importante ferramenta para o seu negócio.

  • Coerência

O hall de entrada deve apresentar sintonia visual com os outros cômodos que dão acesso a ele, ou seja, ser uma comunicação entre espaços. No caso de empresas, a conexão com a marca e elementos de identidade visual também deve ser considerada. 

  • Cuidado com os excessos

Devemos levar em consideração que os halls são locais de passagem, portanto, cores, estampas, e objetos devem ser escolhidos com cuidado para não tornar o ambiente cansativo. 

Tons como cinza, marrom e até mesmo os azuis são boas escolhas, mas é claro que deve-se considerar a “personalidade” do edifício/ negócio. É possível usar a criatividade e criar uma composição autêntica sem causar a impressão de “bagunça”.

  • Escolha móveis de qualidade

Neste tipo de espaço, é comum o uso de luminárias de tripé e arandelas, mesas auxiliares com abajures, aparadores com arranjos de flores e esculturas. Qualidade e design devem ser considerados na hora de escolher estes itens, entretanto, a durabilidade também deve ser um dos fatores de peso na sua decisão. 

As recepções e halls de entrada tem alta circulação de pessoas diariamente, o que pode danificar rapidamente móveis e objetos decorativos com acabamento pouco resistente. 

Avarias e defeitos podem causar uma impressão negativa para o visitante. 

  • Sofás e poltronas

Os sofás são ítens importantes no hall de entrada ou recepção. Durante os minutos de espera, é essencial que o cliente ou visitante se sinta bem. 

Além do conforto na hora de sentar, estes itens devem agradar aos olhos! Escolha móveis de qualidade e que harmonizem com o resto da decoração. É importante contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores neste processo. 

O modelo ideal de sofá vai depender caso a caso. Por exemplo, um hall de entrada bem amplo, dividido por várias unidades de apartamentos ou salas comerciais, pode apresentar um móvel de linhas mais simples e cores neutras, combinando com o resto da decoração. Em espaços menores, uma dupla de poltronas pode ser mais adequada. 

Quanto à qualidade, é importante que a peça tenha um tecido mais resistente – que suporte a alta rotatividade de pessoas no local – e uma espuma menos densa. 

Os sofá/poltronas de couro são uma boa pedida para a situação, pois agregam fatores como sofisticação, conforto, durabilidade e praticidade no momento da limpeza – basta um pano úmido para realizar a higienização, que deve ser frequente por conta da alta circulação.