Cheios de estilo, lares e ambientes retrô homenageiam o passado com decorações cheias de classe e elegância, garimpando a estética clássica presente em móveis e objetos decorativos, além de exaltar, principalmente, a arquitetura das décadas de 1950, 1960,  1970 e 1980.

O que é e o que não é retrô
Antes de entrarmos nesse universo, precisamos esclarecer algumas diferenças entre o estilo retrô e o vintage. O primeiro é uma releitura do passado, se utiliza de peças que parecem antigas, mas são novas e atualizadas. Ou seja, são itens fabricados atualmente, que homenageiam o estilo de outras épocas, traduzindo o estilo clássico em um produto contemporâneo. Além disso, também é possível restaurar móveis, aparelhos e outras peças arcaicas, dando uma cara mais atual para elas.

Já o estilo vintage é a própria decoração antiga, sem adaptações ou alterações para os tempos modernos, resgatando móveis e objetos antigos originais. Nesse caso, itens dos anos 1920 e 1930 costumam compor os ambientes.

A mobília retrô
A diversidade de peças retrô é vasta, mas existem alguns móveis característicos do estilo, que geralmente são baixos, alongados, com pernas pontiagudas e possuem cores marcantes. Além disso, esse estilo mistura diversos materiais inusitados, como peças cromadas, laqueadas, espelhadas e com diferentes estampas. Entre os principais móveis estão o sofá de couro, a cristaleira, os espelhos, os cabideiros e entre outros.

Objetos e design que contam histórias
TVs, vitrolas, vinis, máquinas de escrever, telefones antigos, máquinas registradoras e câmeras antigas figuram entre os principais objetos decorativos. Nas paredes, quadros de pop art, pôsteres de filmes antigos e molduras clássicas tornam ainda mais marcante a presença do estilo retrô. Além disso, a iluminação também é um fator referencial do estilo, que adota abajures com uma estética mais antiga ou até mesmo a luz neon, que fez sucesso nos anos 1980.

 

O sofá retrô
A união perfeita entre o moderno e o clássico, a releitura característica de uma época, que faz toda diferença na decoração. São sofás com os pés de palito e detalhes com botões, formatos em linhas retas e um ar nostálgico que invade todo o ambiente.

Com os modelos retrôs da Artecouro você reúne a beleza com conforto e funcionalidade. E leva para casa um móvel com estilo antigo, mas produzido com o que há de melhor em tecnologia e inovação.


Para quem deseja manter a atmosfera dos anos dourados, vale apostar em estampas e cores fortes. Para quem prefere algo mais sóbrio e discreto pode manter apenas a forma retrô e optar por um sofá de tons claros e amenos. Decorações modernas e contemporâneas dialogam muito bem com esse tipo de sofá, sendo que nesses casos ele ajuda a trazer um contraponto superinteressante à decoração.

Com o estilo retrô você garante mais personalidade e conta uma história com a sua decoração, criando um ambiente atemporal. Acompanhe as redes sociais da Artecouro: @artecourosofas e esteja sempre por dentro do universo da decoração e do bem-estar.