Há sempre muitas dúvidas quando pensamos em decoração versos praticidade, principalmente em ambientes menores, por este motivo separamos algumas dicas para que possamos ajudá-los nestes quesitos!

blank

Dica número 1: Anote todas as medidas: Por mais banal que essa informação possa parecer, é uma importante dica para começar acertando. Saber o tamanho da parede em que se vai inserir uma estante, ou qual seria a medida máxima que um sofá teria que ter para caber no cômodo, qual medida do tapete, televisão, entre outras, facilita a compra, e evita a dor de cabeça de adquirir um móvel que talvez não caiba no ambiente desejado. Ser precavido nunca é demais, certo?

Dica número 2: MENOS É MAIS: Quem nunca ouviu essa expressão? Pois bem, a nossa segunda dica para ambientes pequenos é: simplicidade. Espaços pequenos exigem aproveitamento racional, sem que sejam carregados de muitas informações, assim é possível transmitir leveza e acolhimento, com um design mais limpo e funcional. Não exagere na decoração, nem nas cores escolhidas, pois os tons claros ajudam na amplitude do espaço, então muitas vezes, menos é mais.

Dica número 3: Espelhos na decoração. Os espelhos ficam lindos em diversas medidas de ambientes, sejam grandes ou pequenos, porém em casas/apartamentos menores, eles possuem um papel fundamental: amplitude. Os espelhos além de charmosos, são peças chaves para que o seu ambiente pareça maior, eles dão a impressão de até dobrar o tamanho do seu espaço. Então os espelhos são muito bem-vindos quando o assunto é abrangência.

Dica número 4: Aproveitamento. Para cômodos pequenos a dica é, use as paredes. Em ambientes menores é comum que se use as paredes para um melhor aproveitamento de espaço, e nós aconselhamos, irá fazer uma enorme diferença. Pendure o que conseguir em suas paredes, como TV, estantes para livros, nichos, etc., isso te ajudará muito em questão de circulação.

Dica número 5: Rodinhas. Para pequenos móveis, àqueles os quais são movidos com facilidades, o ideal é: compre com rodinhas, assim sempre que houver visitas e/ou você precisar limpar a casa, terá flexibilidade para retirá-los dos locais em que estão “fixados” e retorná-los para seus devidos lugares em qualquer momento. Muito mais prático, certo?

Dica número 6: Plantas. As plantas são sempre bem-vindas, além de participarem da decoração da sua casa, elas transmitem um ar de frescor ao ambiente. Caso não seja possível colocá-las no chão, você pode criar um jardim suspenso em uma das paredes, fica lindo também, só é preciso pesquisar o tipo de planta ideal para o ambiente em que elas ficarão expostas.